terça-feira, 17 de maio de 2011

A ENCHENTE EM LARANJAL DO JARÍ

            A Cidade de Laranjal do Jarí, nos últimos anos tem sido castigada pelas inundações anuais do Rio Jarí, cujo impacto provoca sérios danos materiais à população das áreas mais baixas da cidade, o que tem levado as autoridades a decretar estado de emergência cada vez que o rio transborda.
           A situação agravou-se quando no dia 18 de março o nível da água, observado na régua fluvial da frente da cidade, alcançou a marca de 1,80m, ocasionando a retirada imediata das primeiras famílias para os abrigos planejados pela Defesa Civil para esse evento anual. No dia 25 de Abril, a Defesa Civil com seus voluntários já contabilizava um número extraordinário de desabrigados que tardiamente decidiram deixar suas casas nos bairros afetados pela cheia, que já alcançava 2,70m.
           Hoje, apesar da diminuição do nível da água (2,56m), ainda estamos sobre a influência da Lua, o que poderá ocasionar alteração a esse nível. Daí a preocupação das autoridades em manter alerta as equipes de emergência e a logística da Defesa Civil, comandada pelo Tenente Coronel Roberto, que mantém 83 bombeiros, 25 Guardas municipais,30 funcionários da Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari e,14 policiais militares do 11º Batalhão PM, no policiamento fluvial. A cidade conta, ao todo, com 165 pessoas, 8 caminhões de mudança, 2 “carros pipa”, 8 lanchas voadeiras, 3 embarcações distribuidoras de água, 1 carro de apoio à Defesa Civil e 3 viaturas da Polícia Militar. Segundo o Comandante do Batalhão PM do Vale do Jarí, nessa enchente foi minimizado consideravelmente o índice de ocorrências nas áreas afetadas e nos abrigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário