sábado, 21 de maio de 2011

A DEFESA CIVIL EM LARANJAL

            Todos os anos os municípios de Laranjal e Vitória do Jari são afetados pela enchente do rio Jari, na estação do inverno, em razão do alto índice de pluviosidade. Essas chuvas causam impactos materiais, sociais e ambientais, provocando, muitas vezes, situações de emergência ou até mesmo estados de calamidade pública.
             Cabe ao Sistema Nacional de Defesa Civil, em seus diversos níveis (Municipal, Estadual e Federal), tomar medidas para atenuar os efeitos do desastre e, consequentemente, o sofrimento da população afetada.
Segundo o Tenente Coronel Roberto, Coordenador da Defesa Civil Estadual no Vale do Jari, a situação atual está mais grave, tendo em vista água ter atingido, neste dia 21 de maio, a marca de 3, 13 às 09h00min.
             Assim, com base no Decreto nº 7.257/2010, art. 2º V e VI, todas as medidas assistenciais estão sendo tomadas, a Secretaria de Ação Social do Município está realizando um trabalho excelente, a Guarda Municipal tem prestado uma contribuição de ótima qualidade e a Defesa Civil Estadual, mantém o Padrão Internacional de Comando para situações de crise similares a que estamos vivenciando em Laranjal e Vitória do Jari.
             Diz o Comandante Roberto que além da logística mencionada anteriormente, “contamos com mais uma retroescavadeira e um trator de esteira para abertura de estradas para ancoragem da balsa e o novo porto das “catráias” que fazem a travessia de veículos para Monte Dourado e também a terraplenagem das frentes dos abrigos; conta ainda com oito carros para serviços administrativos”.
            Os gastos na Operação de socorro e assistência à vítimas, em material de consumo, já estão na ordem de R$ 390.509,69 (trezentos e noventa mil, quinhentos nove reais e sessenta e nove centavos), mais as despesas com serviços terceirizados na ordem de R$ 111.098,85 (cento e onze mil, noventa e oito reais e oitenta e cinco centavos).
            J á foram removidas mais de 870 famílias das áreas de risco para abrigos e casas de parentes, ou amigos, bem como a distribuição de 2.517.000 litros de água nos bairros atingidos e nos abrigos provisórios. As cestas básicas para as famílias já chegam ao número de 1.330; foram doados até agora 78 colchões e 234 pacotes de fraldas descartáveis.
            Os abrigos já somam 14 locais, são eles:
1.    Casa do agricultor, com 29 famílias;
2.    A.B.Q.E.C. com 20 famílias;
3.    Câmara de Vereadores de Laranjal, com 30 famílias;
4.    SISPUMLAJ com 17 famílias;
5.    Estádio Queirogão, com 18 famílias;
6.    Ginásio de esportes da Escola Mineko Hayashida, com 54 famílias;
7.    Salas da Escola Mineko Hayashida, com 52 famílias;
8.    AVIVAJ, com 18 famílias;
9.    Associação dos taxistas, com 8 famílias;
10. Escola Zélia Conceição, com 14 famílias;
11. Escola Tereza Teles, com 14 famílias;
12. Escola Santo Antonio, com 9 famílias;
13. Descola Nazaré Rodrigues, com 48 famílias;
14. Escola Vanda Cabête, com 17 famílias.

             O balanço parcial, até hoje, 21 de maio, dá conta de 328 famílias desabrigadas e 543 desalojadas, com um total de 3.180 pessoas fora de suas residências.
             Parabéns pela ação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário